Mensagens Móveis: Você deve isso a uma grande atriz.

19/08/2019Por ZigZag0

A telefonia celular possibilitou uma série de facilidades na sua vida. Seja no seu trabalho como profissional de marketing, seja como pessoa física, provavelmente as Mensagens Móveis são presença constante no seu dia a dia. Mas, o que você provavelmente não sabe é que foi uma tecnologia desenvolvida pela atriz Hedy Lamarr durante a Segunda Guerra Mundial que tornou essa troca de informações tão simplificadas possível. Portanto, essa é a história que a ZigZag traz aqui no blog neste 9 de novembro, data que marca o 106º aniversário de Lamarr.

Quem foi Hedy Lamarr

Hedwig Eva Maria Kiesler foi uma atriz e inventora nascida em Viena em 1913, radicada nos Estados Unidos. Em 28 anos de carreira, sob o nome artístico Hedy Lamarr, participou de mais de 30 filmes. No entanto, é sobre sua contribuição científica que vamos falar. Hedy casou-se com o fabricante de armas austríaco Friedrich Mandl. Ao mesmo tempo que seu casamento foi o motivo que a levou a fugir para os Estados Unidos, foi por causa da relação de Mandl com os governos italiano e nazista e as festas e reuniões que ela frequentava com o marido que a fez se interessar pela ciência, uma vez que esses eventos contavam com a participação de cientistas e pessoas envolvidas na tecnologia armamentista.

A invenção antecessora do telefone celular

Foi durante uma brincadeira ao piano com o compositor George Antheli que surgiu o sistema que serviu de base para os telefones celulares.  Ela repetia em outra escala as notas que ele tocava, e em resumo perceberam que duas pessoas podem conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação. Contanto que façam isso simultaneamente.

Os dois apresentaram o projeto ao Departamento de Guerra norte-americano, que o recusou. A primeira versão consistia na troca de 88 frequências e era feito para despistar radares, porém os americanos consideraram a ideia difícil de executar. Foi apenas em 1962, que os EUA usaram o aparelho adaptado pela empresa Sylvania em Cuba. Todavia a patente registrada por Lamarr e Antheil em 1942 já havia expirado.

O reconhecimento veio apenas em 1997, quando a Electronic Frontier Foundation deu a Lamarr um prêmio pela sua contribuição. Antheil nunca chegou a saber, pois morreu em 1959.

Toda a tecnologia de comunicação moderna está baseada na ideia do aparelho de frequência de Lamarr e Antheil. Entre os exemplos está a COFDM  usada em conexões de WIFI e CDMA, usada em telefones celulares. Ou seja, se hoje você pode entrar na ferramenta de envio de mensagens móveis por texto ou voz da ZigZag, agradeça a esses artistas e inventores.

Aliás, aproveita que a Black Friday está chegando, dê uma olhada aqui em como a mensageria evoluiu desde a criação da tecnologia de Lamarr e Antheil e saiba o que ela pode fazer pelas suas vendas agora!

ZigZag

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

ZigZag

A ZigZag Mobile Marketing é uma empresa de tecnologia que realiza o envio de mensagens por SMS, WhatsApp, Telegram e Voz em sua plataforma Web ou integrada ao sistema do próprio cliente. É o seu Mobile Marketing facilitando processos, descomplicando interfaces e estimulando conversas.

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e atualizações sobre a ZigZag, basta se inscrever com seu endereço de e-mail.

    Logo e trademark WhatsApp® são propriedades da WhatsApp Inc™ e não possuem nenhum vínculo com a ZigZag

    Instagram

    ZigZag | Todos os direitos reservados ® • Cnpj: 36.228.183/0001-44

    bt_bb_section_top_section_coverage_image
    Open chat
    Estamos online!